Teatro 

As seguintes obras do Escritor Alcione Sortica foram adaptadas para o teatro: 

  • A Parteira: conto da série A pensão. Adaptado ao teatro por Direito Noturno, 1º ano, Turma A, da Universidade Positivo, Curitiba (PR), 2006.

  • O Tropeção: conto da série Beira de Açude. Adaptado ao teatro pelo Colégio Sinodal Barão do Rio Branco, por ocasião da XXIV Feira do Livro do Barão, Cachoeira do Sul, 2007.

  • Noite Luarenta: conto da série Histórias de Pescador. Interpretado por Ana Maria D’Ávila e grupo, na premiação do II Concurso Histórias de Pescador - São Lourenço do Sul (RS), 2007.

  • Mãe-terra: poema do livro “Cacos do tempo”. Adaptado ao teatro pela Escola Municipal Professor Armando das Neves, por ocasião da II Feira do Livro, São Lourenço do Sul (RS), 2010.

Outras obras foram adaptadas parcialmente ou sem o conhecimento explícito do autor, caso seja de seu conhecimento, informar o titular deste site.

 

Ensaios 

O Escritor Alcione Sortica também se aventurou em uns poucos ensaios literários, abaixo dois trabalhos publicados na Revista CAOSótica:

  • Homo et equus. Estudo sobre o homem e o cavalo através da mitologia, história, literatura, cinema e HQ, abordando este nobre animal que sempre acompanhou o ser humano em suas andanças. Publicado na Revista Trimestral “CAOSÓTICA”, entre os meses de abril e setembro de 2009.

  • O Egípcio, de Mika Waltari (O Finlandês). Ensaio sobre a obra em português deste extraordinário escritor finlandês, com foco em “O Egípcio”, que o tornou famoso em todo o mundo, traduzido em várias línguas e posteriormente levado às telas. Comentários sobre as demais obras: O Aventureiro, o Anjo Negro, O Renegado, O Segredo do Reino, entre outras. Publicado na Revista Trimestral CAOSótica, entre os meses de janeiro e março de 2010.